Desguste
  

28 de abril de 2011:
Atenção: Fraturas e lesões se tornam mais frequentes nas praias de Regência:

As fraturas e lesões dos surfistas nas ondas de Regência estão se tornando presença constante nas praias, devido ao aumento no número de freqüentadores e surfistas a procura da Tubolândia. Os acidentes acontecem principalmente em dias de ondas grandes e maré muito seca com banco de areia raso.
As vacas em ondas com muita pressão podem trazer graves problemas, que se não forem cuidados podem se prolongar por um longo tempo, afastando o surfista da praia; um banco de areia raso pode ser tão perigoso quanto um fundo de pedra e corais afiados.
As fraturas mais comuns são de deslocamento de ombro, fratura na clavícula, fratura no tornozelo, na bacia, na boca, e cortes em várias partes do corpo.


A Vila de Regência não tem estrutura para raios-X, nem médicos que realizam suturas, mais têm ambulância que pode encaminhar o paciente, para um Hospital mais próximo em Linhares que fica a 60 km, e oferece serviços de saúde pública como o Hospital HGL (Hospital Geral de Linhares), ou Hospitais particulares como: Hospital Rio Doce ou Hospital da Unimed.
Atenção: qualquer tipo de fratura ou corte profundo deve ser avaliado por um médico em um hospital, para que os riscos de problemas futuros possam ser minimizados. Em casos de pancadas fortes com dor intensa e suspeita de fratura, por mais que seja mínima a suspeita, é importante que o surfista e seus amigos não deixem de procurar uma avaliação médica em um hospital onde tenha um raio-X, pois, ninguém pode garantir, sem um raio x muito bem avaliado por um médico, que não tenha fratura no local de uma pancada muito forte.


O último acidente que aconteceu é o caso do raio-X apresentado acima, onde o surfista fraturou a clavícula esquerda no Point 2, em um dia de ondas com 1 metro de tamanho.
A onda de Regência, mesmo com meio metro de tamanho, tem muita força e muita pressão, sendo capaz de esmagar qualquer parte do corpo pressionando contra o banco raso de areia. Quando sofrem a influência do vento terral, apesar de perfeita, a onda dificulta a entrada do surfista, pois, a remada fica mais lenta devido à força do vento terral que se coloca na posição oposta à direção em que o surfista está remando, e por ser uma onda tubular ela pode ser bem rápida, o que requer rapidez e técnica apurada, para ficar em pé na prancha e colocar a borda no trilho do tubo, além de somar a isso um banco raso de areia, raso e muitas vezes tão cruel quanto pedras de coral afiadas, dependo da posição em que o surfista cair durante uma vaca pode quebrar a clavícula como aconteceu com nosso amigo, ou até mesmo sofrer fraturas mais graves e mais perigosas. Outros exemplos de surfistas profissionais que já se machucaram nas ondas de Regência são: Robson Barros que fraturou o pé direito e cortou a cabeça levando 7 pontos, Michel Grattz que cortou o rosto, um surfista da Califórnia que cortou a cabeça e levou 7 pontos, e vários outros acidentes que presenciamos na praia durante os dias de surf, além de centenas de pranchas quebradas.


É muito importante não menosprezar a força da onda de Regência, ela pode sair vencendo, o conselho é para todos freqüentadores das ondas de Regência, desde profissionais a freesurfers, a onda é faixa preta, cautela e prudência nunca é demais quando se surfa em Regência, principalmente em dias grandes.

Saiba mais sobre fraturas e lesões no ombro durate o surf em Dicas de Saúde.
Por: Aline Goulart