A pesca na Vila de Regência é tradição, cultura e meio de vida, além de movimentar a economia local . Grandes nomes fazem parte desta história a começar pelo Caboclo Bernardo, pra ser pescador em Regência tem que ter coragem e disposição, pois a Foz do Rio Doce não é uma das mais tranqüilas, as ondas grandes e constantes e a corrente forte são duas combinações que fazem com que a experiência, seja um fator fundamental para ser um bom pescador em Regência.
Segundo relato da maioria dos pescadores, ao longo dos anos a quantidade de peixes está diminuindo, mais ainda é no verão a melhor época.
O que está sendo feito como tentativa de recuperação da escassez de peixes são os períodos do defeso, durante estes períodos os pescadores são proibidos de pescar. A Vila de Regência passa por 3 períodos diferentes de defeso, mais o pescador só tem direito de escolher um período para receber o benefício, não dá pra sobreviver da pesca, mais ao mesmo tempo se não tiver o defeso a situação pode ficar pior.

Os peixes mais encontrados em Regência são: pescadinha, robalo, carapeba, tainha, cação e manjubinha.
Regência conta com uma Associação de Pescadores (ASPER), organizada e com sede fixa, a Associação foi fundada no ano de 1997 e hoje conta com 56 pescadores associados:
Atendimento: segunda a sexta feira;
Horário: 7:00 as 11:00 e de 13:00 as 16:00;
Telefone: 27-98781473 (Sr. Leoni Carlos Presidente da ASPER) ou 27-98128196 Cristiano;
SAIBA MAIS SOBRE A PESCA EM REGÊNCIA:
ESTRUTURA E CALENDÁRIO DA PESCA EM REGÊNCIA;
TEMPORADA DO DEFESO EM REGÊNCIA.
|