HOME
CHECK REGIS
PREVISÃO
NOTÍCIAS
FOTOS
VÍDEOS
REGÊNCIA
PESCA
CONTATO
Previsão das ondas
História de Regência

REGÊNCIA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Em 1500 na época do descobrimento do Brasil, mais precisamente, 1 ano após a primeira expedição, os colonizadores Portugueses, ao navegar pela costa brasileira, avistaram a uma distância de 3km da praia, uma mancha marrom no mar, e perceberam que esta mancha era de água doce, eles decidiram seguir o percurso da mancha e chegaram a foz larga de um rio bem extenso e de difícil acesso, parecia um mar de água doce, então os Portugueses chamaram o rio de Rio Doce. O Rio Doce tinha características únicas, uma delas era a dificuldade de enfrentar a força das ondas na boca da barra e conseguir atingir o rio propriamente dito, a correnteza  também era muito forte.
As matas do Rio Doce abrigavam os índios mais bravos e temidos do leste brasileiro, os canibais Botocudos. A fama dos índios Botocudos percorria todas as regiões brasileiras, eles dificultaram muito o acesso dos colonizadores portugueses, que tinham como objetivo explorar as riquezas e desenvolver a região; o Império Português chegou a oferecer,  terras e riquezas em troca da cabeça dos Canibais Botocudos, até que eles  foram exterminados.
Em 1760 foi fundado em Regência o Guartel de Regência Augusta e em Povoação o Guartel Monsarás.

A HISTÓRIA DO HERÓI CABOCLO BERNARDO

A figura histórica mais conhecida em Linhares é Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, nativo de Regência, filho de índios, conhecido na região por seus atos de coragem. No final do século XIX no ano de 1887, Bernardo salvou 148 vidas de um navio da Coroa Imperial Portuguesa o “Imperial Marinheiro” naufragado na Foz do Rio Doce. Este navio levava em sua tripulação soldados e heróis de guerra.  Ao encalhar na foz do rio, conta a história, que era uma madrugada de tempestade e mar revolto e da Vila de Regência dava para se ouvir os gritos de socorro e desespero da tripulação; então ao clarear o dia, com a praia cheia de espectadores e pessoas aflitas sem poder fazer nada, nesse momento que surge o herói  Caboclo Bernardo, que com um ato de bravura sem pensar na própria vida, pegou uma corda e amarrou em local seguro com apoio de mais dois amigos, e com a outra ponta da corda na boca tentou romper o mar enfrentando  as ondas gigantes, depois de algumas tentativas em vão, ele continuou persistindo até conseguir chegar ao navio, e foi retirando um a um dos sobreviventes.
Depois do ato de heroísmo Bernardo José dos Santos, foi até o Rio de Janeiro onde foi homenageado pela Princesa Izabel com festas e banquetes, e condecorado como herói com uma medalha de ouro de Honra ao Mérito. A Princesa Izabel lhe ofereceu trabalho e terras, mais com mais um ato de bravura, Caboclo Bernardo só fez um pedido a Princesa, que construísse um farol na Vila de Regência, para que outros navios não encalhassem e outras vidas não se perdessem, tendo em vista que Regência está localizada a 60km pra dentro do mar em relação as outras praias, a Princesa Izabel acho nobre o seu pedido e deu o farol para Regência; sua cúpula existe até hoje e fica exposta na frente do Museu Histórico de Regência.
Aos  55 anos de idade Caboclo Bernardo foi morto com um tiro de garrucha, disparado por um bêbado, por pura inveja.

O GUARDIÃO DO TÚMULO DO CABOCLO BERNARDO

Hohe é impossível contar a história do Caboclo Bernardo sem contar a história do Sr. Elpídio Angelo de Macedo, mais conhecido como Seu Miúdo ( poeta e músico, falecido em 16/12/08, aos 85 anos), Seu Miúdo, um homem de muita sabedoria e conhecimento,  nascido em Colatina, veio para Regência, porque ouvia muito falar do Herói Caboclo Bernardo, ao chegar na Vila Seu Miúdo se entristeceu quando deparou com o túmulo abandonado e sem nenhuma identificação, ” é um absurdo tanto abando com um herói tão importante pra nossa história” , dizia Seu Miúdo. Então depois de muita luta ele conseguiu um túmulo digno de um herói e se tornou o Guardião do Túmulo do Caboclo Bernardo, foi homenageado e condecorado como Cidadão Linharensse.
 Hoje a Vila de Regência comemora a Festa do Caboclo Bernardo, que acontece todos os anos no começo do mês de junho, é uma festa tradicional cheia de cultura e beleza, Bernardo José dos Santos é reconhecido como Herói da Marinha Brasileira.

 

 

 

Site Regência Surf

Textos: Aline Goulart/ texto 2010

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Check Regis
Previsão
Notícias
Fotos
Vídeos
Sobre Regência
Pesca em Regência
Comercio local
Surf House
Guia de surf
Contato
Quem somos
Política de Privacidade
Acompanhe o Regência Surf
 
Onde ficar em Regência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fale conosco / Quem somos / Política de Privacidade

Todos os direitos desse site seu conteúdo, imagnes, e designer são reservados ao Regência Surf.com.br

Copyright Regência Surf.com.br