Desguste
  

13 de março de 2011.
O lixo nas praias de Regência tem se tornado um problema sério:

O lixo nas praias de Regência vem se tornando a cada ano um problema sério, tanto para as praias e as pessoas que as freqüentam como para o meio ambiente. Esse lixo além da poluição visual e do risco de doenças também serve de alimento, para peixes, tartarugas, e outros animais marinhos e terrestres que moram na reserva em frente à praia. Além de lixo doméstico e aparelhos eletrônicos encontramos também lixo hospitalar, como frascos de soro, equipos, agulhas, seringas...
O grande veículo de todo o lixo é o Rio Doce, que corta os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que além do lixo, jogam esgoto não tratado.
Vários projetos e propostas já foram criados para tentar minimizar os efeitos da poluição e da degradação do Rio Doce, porém Regência que está localizada na foz do rio, ainda não sentiu a diferença, as limpezas de praia são organizadas anualmente pela comunidade na Boca do Rio, e algumas empresas já promoveram limpezas de praia, com movimentos paliativos, porém a extensão é grande, e talvez o maior problema não seja a praia, mas sim o Rio Doce que vem recebendo, sem nenhum tipo de consciência, todo o tipo de lixo, que pode ser visto e que não pode ser visto, televisões, sofás, computadores, garrafas peti, sacolas de plásticos, objetos perfuro cortantes... Com o mês da chuva a quantidade de lixo é maior, pois, o Rio aumenta seu volume e arrasta o que jogam a sua margem.
Em uma época que a natureza mostra sua força, o homem tem o poder de diminuir o efeito de sua presença com pequenas atitudes, como evitar jogar lixo e esgoto no rio, já não bastam as usinas que tem sido inevitáveis. Só uma conscientização coletiva, um esforço de dois Estados e das comunidades ribeirinhas que poderão salvar o Rio Doce e as praias de Regência, ainda dá tempo de se fazer alguma coisa, para que as futuras gerações possam ver o Rio Doce vivo ainda e não um grande valão gerador de energia que corta dois Estados e deságua numa praia que tem uma das ondas mais perfeitas do nosso Brasil, e por ele são exploradas uma das maiores siderúrgicas do mundo a  Vale do Rio Doce, a Aracruz Celulose utiliza as águas do Rio Doce e a Petrobrás também, o Rio Doce gera energia com suas usinas hidrelétricas, a Vila Regência utiliza a água do Rio Doce, olha quanto benefício, porque matar o Rio Doce???

Por: Aline Goulart