Desguste
  

Guia de praias e ondas do litoral norte do Espírito Santo:
Jacaraípe

Jacaraípe está localizada no Município da Serra ao norte de Vitória, com uma infra-estrutura completa, Jacaraípe é bem urbanizada. Durante o verão recebe um grande número de turistas e durante o ano é palco dos circuitos estadual e brasileiro de surf, sendo um dos berços do surf capixaba com grandes talentos e grandes eventos, mais não só do surf, também do bodyboard, longboard e outros esportes náuticos. O Município da Serra investe muito no esporte incentivando e apoiando sempre grandes eventos, sendo Jacaraípe o balneário mais bem estruturado da Serra.

Características: São várias praias em Jacaraípe, alguamas com ondas fortes e outras com águas calmas e uma vida noturna bem movimentada.

Como chegar: O acesso ao Balneário de Jacaraípe se faz pela BR-101 pelo bairro Laranjeiras ou pela rodovia ES-010, sempre seguindo a sinalização.
Estrutura: Calçadão com iluminação noturna, bares, restaurantes, pousadas, hotéis, supermercados, bancos, policiamento intenso com monitoramento de toda a orla da praia.
Condições para surf:
Obs.: Os principais picos de surf de Jacaraípe são: Ponta do Cação, Ponta da Baleia, Barrote, Pico do Amigão, Solemar, Coral do Chá
Formação: boa com direitas e esquerdas e ondas cheias
Fundo: Barrote e Solemar- fundo de areia; Ponta do Cação, Ponta da Baleia, Pico do Amigão e Coral do Chá
Tipo de maré: rola onda tanto de maré cheia ou seca, sendo que, com a maré seca a qualidade da onda é melhor(com uma boa variação)
Direção da ondulação: ondulação de sul ou nordeste
Tamanho da ondulação: praia bem constante
Direção do vento: sul ou nordeste
Intensidade do vento: fraco
Nível do surfista: para qualquer nível de surf
Por: Aline Goulart