Desguste
  

Guia de praias e ondas do litoral norte do Espírito Santo:
Itaúnas

A Vila de Itaúnas faz parte do Município de Conceição da Barra, mais precisamente a 30 km ao norte da sede e 270km de Vitória, Itaúnas fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas. Em Itaúnas existia uma faixa de mata nativa na beira da praia que foi devastada causando um grande impacto ambiental, pois este devastamento propiciou o avanço das dunas de areia, que entre as décadas de 50 e 70 soterraram toda a Vila, sendo vital para a comunidade a mudança de local de suas moradias; nos dias atuias ainda podemos ver algumas ruínas da Vila antiga surgirem no meio das dunas de tempos em tempos.

Itaúnas era uma Vila tipicamente de pescadores, mas deveido sua beleza exuberante atraiu muitos turistas para o local, diversificando assim sua economia. Em Itaúnas acontece todos os anos o "Festiva Nacional de Forró de Itaúnas" que acontece durante duas semanas seguidas, com o mais autêntico forró pé-de-serra, Itaúnas se tornou a Capital Nacional do Forró.

Características: São 25km de praia de areia fina, com manguezais, resstingas, alagados e dunas de quase 30 metros de altura que começa no Rio Itaúnas e segue para o norte terminado em um curso d'água de nome Riacho Doce que faz divisa com o estado da Bahia, separando a regão sudeste da nordeste. Para chegar a praia de Itaúnas é preciso atravessar as dunas a pé. Por ser um parque estadual existem várias trilhas bem estruturadas para o turismo.
Como Chegar: Itaúnas está a 30km ao norte da sede de Conceição da Barra que se localiza a 270km de Vitória, o acesso é pela BR-101norte seguindo sempre a sinalização. Itaúnas faz divisa com o estado da Bahia.
Estrutura: na praia existe uma infra-estrutura modesta (sem energia elétrica) com quioques para atender aos turistas. Na Vila existem muitas opções de pousadas, restaurantes, barzinhos, padaria...
Condições para surf:
Formação:

boa com direitas e esquerdas, com uma ondulação grande quebram ondas no canto da pedra e mais ao meio da praia dependendo da ondulação

Fundo: areia e canto de pedra do lado esquerdo
Tipo de maré: rola onda tanto de maré cheia ou seca, sendo que, com a maré seca a qualidade da onda é melhor(com uma boa variação)
Direção da ondulação: ondulação de sul ou nordeste
Tamanho da ondulação: acima de 1m
Direção do vento: sul ou nordeste
Intensidade do vento: fraco
Nível do surfista: para qualquer nível de surf
Por: Aline Goulart