Tomamos vários tsunamis na cabeça, mais ainda não surfamos nossa maior onda, o surf de Regência, vem sofrendo com ameaças constantes, que colocam em risco a perfeição, a Constancia e a segurança, da nossa onda que era perfeita, constante e segura. Nem saímos de um segundo drop gigantesco, e já temos uma série maior ainda ao fundo que está vindo em nossa direção, e se a galera que tá no inside não tomar fôlego e remar forte, vai ser massacrada várias vezes, até ser arrastada pra areia, e ficar olhando de lá, completamente cianótico, a série quebrar... Essa é a realidade do surf e dos surfistas de Regência, pra quem surfa pode entender bem essa linguagem.
O primeiro drop de 2015, foi no Fora Manabi, essa onda era gigantesca, e todos nós conseguimos; dropamos ela, e ainda pegamos um tubo nota 10!!! Depois veio o rompimento da barragem de Fundão em Mariana/MG, com a lama de rejeitos da Samarco/ Vale/ Bhp, essa é uma onda que se renova a cada dia, dependendo da chuva, do tamanho das ondas , das correntes do mar, do vento, dos fundos...
Porém... grandes abalos sísmicos, nos colocam em alerta constante, a ameaça de rompimento de outras centenas de barragens, em cima da gente novamente, é só uma delas, que pode se unir e agravar ainda, mais o problema que já vivemos. A ameaça mais iminente, talvez seja a que vem do mar; com o investimento anunciado nos meios de comunicação, de 3,5 bilhões de reais para o Porto Central ao sul do Estado, e para a expansão do Porto Cel em Aracruz litoral norte capixaba, localizada a 36 km do lado sul de Regência por estrada de terra até a Vila do Riacho, e 28 km também ao sul, pelo mar... está bem no caminho, das nossas ondulações predominantes, durante todo o ano, as ondulações de sul. É indiscutível que essa ampliação é de extrema necessidade para gerar desenvolvimento e renda não só para a região, mas para todo o Estado do Espírito Santo e para o Brasil... O que seria o surf perto disso? Um simples esporte, com dois títulos mundiais, correndo o risco de conquistar o terceiro, que foi reconhecido pelo comitê Olímpico Internacional e hoje faz parte das Olimpíadas... Posso citar aqui vários argumentos, que de pouco vão adiantar alguma coisa.
O fato é, que ondas maiores virão, precisamos tomar fôlego, pois, nossas ondas continuam sendo ameaçadas, se organizar é fundamental, pra que os surfistas de Regência, e de todas as regiões do Brasil, que sofrem com esse tipo de ameaça, possam sobreviver aos tsunamis provocados pela ganância do homem, se Liga galera!