EIXO TEMÁTICO/SETOR: TURISMO, COMÉRCIO, SERVIÇOS, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. |
MACRO OBJETIVO: reestabelecer e melhorar a economia da cadeia produtiva do setor com o planejamento, organização, melhor estruturação, apoio, fomento, promoção e mercado do setor com base no macro projeto de turismo existente e outros. |
AÇÃO |
ESTRUTURAÇÃO |
ORGANIZAÇÃO |
FOMENTO/
APOIO |
MEMORIAL DESCRITIVO/objetivo |
Implementar o macro projeto de turismo existente (Plano Estratégico do Turismo Sustentável da Foz do Rio Doce: Regência, povoação e Pontal). |
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Contratar consultoria, criar parcerias com o Estado e implantar o Plano com as ações: organização e gestão do setor e do Comitê Gestor, ações de capacitação, formatação e estruturação do destino e dos pacotes turísticos existentes e a serem criados por meio de oficinas, promoção dos pacotes e do destino Regência e Foz do Rio Doce, estruturação do turismo pedagógico/científico com valches (reservas de pacotes nas pousadas pela Empresa Samarco para escolas e imprensa), elaboração do plano estratégico de marketing, divulgação e venda do destino e dos pacotes, monitoramento, estruturação e apoio a gestão da empresa de receptivo Regência Ecotur, avaliação, replanejamento e melhorias, estudos e intervenções de melhorias e instalações de infraestruturas (acessos/asfalto – estrada parque ecológica – da ES 010 e ES 440, programação visual, paisagismo, novos atrativos (centro turístico e educativo/tonéis), praças, outras. |
Construir aquário grande de água doce e água salgada |
X |
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X |
Atrativo para o turismo; apresentar os peixes do Rio Doce e do mar. Utilizar espaços turísticos já existentes ou planejados (Centro Ecológico, ou na Reserva de Comboios ou nos tonéis, outros). Geração de trabalho e renda comunitária. |
Reformas e melhorias dos espaços e atrativos turísticos já existentes e outros a construir: |
X |
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X |
Promover a melhoria dos espaços como atrativos turísticos existentes com melhorias das estruturas e programação visual tornando-os mais atrativos ao turismo, e centros de memória e documentação. Centro Ecológico de Regência. Museu Histórico de Regência. Capela do Caboclo Bernardo na Pousada Tia Mariquinha. Reformar e ampliar a casa do congo com alojamento. Reformar o clube Valete de Ouro – sede a AMOR e da terceira idade. Reformar a cúpula do farol (patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura). Construir o Museu de Arte Naif com espaço para o Museu do General com recuperação e restauração do acervo. Construir o museu do Vinil (imagem e som). |
Construir portal de entrada na comunidade com posto policial |
X |
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Construir um portal de entrada rústico como atrativo, com posto policial para controle de fluxo, segurança, blitz socioeducativa e ambiental. |
Fazer placas turísticas e educativas |
X |
X |
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Colocar placas em frente aos produtos e atrativos turísticos e culturais, placas educativas pelas ruas para melhorar a sinalização e comunicação visual. |
Construir pontos de ônibus de madeira |
X |
X |
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Melhorar as condições de bem-estar dos moradores na espera do ônibus, adequada às características rústicas da comunidade. |
Realizar arborização e paisagismo das ruas, praças, logradouros e outras áreas públicas. |
X |
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X |
Realizar plantio de mudas grandes para promover a melhoria paisagística e socioambiental. |
Adquirir e instalar latões de lixo Úmido e Seco com a coleta seletiva (diferenciada) |
X |
X |
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Instalar pontos de coleta nas ruas e pontos estratégicos da comunidade e promover campanha de coleta seletiva. |
Formação de condutores jovens de ecoturismo |
X |
X |
X |
Realizar cursos de formação de condutores jovens de ecoturismo com a organização e estruturação do grupo. |
Construir passarela na praia para acessibilidades e nas margens do Rio Doce (portos) |
X |
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x |
Passarela de madeira ambientalmente para criar a acessibilidade de turistas e moradores -principalmente os portadores de necessidades especiais - à praia. Ligar os portos à foz do Rio Doce por meio de passarelas ecológicas valorizando o cenário natural/paisagístico como novo atrativo. |
Organizar e apoiar o calendário anual de eventos |
x |
X |
X |
Organizar um calendário de eventos já existentes e outros a serem criados, com eventos mensais, como forma de fomentar e divulgar a comunidade. Dar apoio estrutural e organizacional aos eventos por meio de parcerias. |
Adequar o palco da pracinha |
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X |
X |
Remodelar o palco da Praça Caboclo Bernardo melhorando e adequando a infraestrutura técnica existente (rebaixamento na frente/alongamento de madeira, banheiros, camarins, layout, outros). |
Construir a Praça do Farol Rio Doce (caminho da praia) |
X |
X |
X |
Construir uma nova área de lazer e recreação para moradores e turistas com espaços destinados a diferentes faixas etárias, conforme projetos existentes (área infantil com brinquedos, pista de skate, parede de rapel, concha acústica, quadra de areia, jardinagem, espaço para a terceira idade, academia ao ar livre). |
Construir ciclovia até a reserva de Comboios |
X |
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X |
Construir ciclovia e pista de caminhada rústica ( gramada, segurança, sinalizada, locais de paradas e arborizada), para melhorar a acessibilidade aos points e a Reserva Biológica, promovendo o bem-estar e o turismo. |
Construir a Praça do Museu. |
X |
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X |
Construir a infraestrutura da Praça do Museu conforme projeto existente (podendo ser adaptado) com a quadra de vôlei de areia, estacionamento, concha acústica, melhoria da cúpula do farol e integração com o museu, transformando em um conjunto arquitetônico memorial e paisagístico que servirá como atrativo turístico. |
Estruturar a feirinha da pracinha |
X |
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X |
Aquisição e padronização de barracas para organizar a feirinha de culinária, arte e cultura, e promoção com estrutura de som e atrações culturais, para promover o turismo e o comércio temporário. |
Implementação do Plano Estratégico da ARTE/associação do artesanato. |
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Executar as ações do referido Plano Estratégico (montagem e manutenção de um site; compra de veículo para transporte de mercadoria; construção do centro de produção; consultoria de designer e estilista para melhoria e desenvolvimento de novos produtos; gestão, compra de matérias primas e outros), com o objetivo de melhorar a capacidade produtiva do artesanato com o aumento da geração de trabalho e renda. |
Fomento e apoio aos grupos produtivos |
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x |
Fazer levantamento das atividades e iniciativas produtivas empreendedoras de pessoas e grupos, identificando suas dificuldades e pontos de melhorias para transformar em negócios rentáveis capazes de gerar trabalho e renda à comunidade com base na economia comunitária, solidária, criativa e sustentável, fomentando o associativismo e cooperativismo. |
Oficina de pranchas |
x |
x |
x |
Fomentar e montar uma oficina e grupo produtivo de fabricação e consertos de pranchas e surfe. |
Campanha de divulgação valorização e divulgação de atrativos turísticos e da cultura local |
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x |
Desenvolver na mídia, campanhas de divulgação valorização e divulgação de atrativos turísticos e da cultura local como forma de restabelecer o turismo a valorizar a cultura local. |
EIXO TEMÁTICO/SETOR: EDUCAÇÃO, ESPORTES, ENTRETENIMENTO, LASER, ARTE, CULTURA, BEM-ESTAR. |
MACRO OBJETIVO: |
AÇÃO |
ESTRUTURAÇÃO |
ORGANIZAÇÃO |
FOMENTO/
APOIO |
MEMORIAL DESCRITIVO/objetivo |
Construir Piscina de Ondas |
X |
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Compensação pela onda da Boca do Rio, prática do esporte como hábito saudável de vida e inclusão social, turismo/ Complexo de esportes radicais e turismo/ área para construção. Geração de trabalho e renda comunitária. |
Construir Academia de ginástica |
X |
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Complexo de esportes radicais e Turismo. Geração de trabalho e renda comunitária. |
Construir sala de fisioterapia |
X |
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Complexo de esportes radicais e turismo. Geração de trabalho e renda comunitária. |
Criar escolinha de surf e de futebol (esportes) |
X |
X |
X |
Implantar o projeto socioeducativo de escolinha de surfe e a de esportes (futebol) e ou outros, conforme projetos existentes (com monitores, bolsa de estudos, viagens, eventos, campeonatos e outros) promovendo o lazer educativo, melhoria da autoestima, o protagonismo juvenil, o entretenimento, o desenvolvimento de habilidades, e a formação de atletas, tirando as crianças e jovens da ociosidade. |
Adquirir ônibus para o esporte, arte e cultura. |
X |
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X |
Compra e manutenção de dois ônibus para o transporte de atletas do surfe e esporte para campeonatos, dos grupos artísticos e culturais, eventos técnicos, e outros grupos promovendo a difusão cultural, o lazer, entretenimento e conhecimento de novos lugares e cenários paisagísticos. |
Reforma do atual campo de futebol |
X |
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X |
Realizar melhorias no atual campo de futebol dos times de Regência (melhoria do gramado com adubação, sistema de irrigação, alambrado, melhoria da iluminação, e estruturas) promovendo melhores condições de lazer e entretenimento. |
Construir complexo poliesportivo |
X |
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Adquirir terreno (já previsto) e construir complexo esportivo e parque recreativo “Vila Olímpica do Rio Preto”, com: campo de futebol oficial, quadra poliesportiva, pista de corrida, piscina esportiva, academia ao ar livre, pista de caminhada (gramada), espaço de fisioterapia e outros, promovendo o lazer, desenvolvimento de atividades físicas, espaços pedagógicos, a melhoria da qualidade de vida, saúde e o turismo. |
Construir a sede da Liga Esportiva |
X |
X |
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Construir a sede da Liga Esportiva no terreno dos times, próximo ao campo, criando melhor estrutura organizacional para os times e escolinhas e futebol. |
Realizar aulas de natação |
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X |
Contratar profissional para realizar aulas diárias de natação para crianças, jovens e terceira idade, promovendo o lazer, o desenvolvimento da saúde física e mental com nova área de lazer que substitui o rio. |
Construir área para shows e eventos |
X |
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Construir área adequada para grandes eventos, podendo ser junto a Vila Olímpica ou outro espaço já existente. |
Apoiar a continuidade do projeto Mais Cultura na Escola |
X |
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Planejar e implementar (contratação de pessoal, estruturas, materiais, equipamentos e outros) juntamente com a escola EEF Vila Regência e a Cia de Artes Regência Augusta, o Projeto Mais Cultura na Escola, conforme projeto existente – em andamento em parceria com o MEC, com oficinas e eventos. |
Apoiar a produção de grupos de cultura e arte |
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X |
Dar apoio estruturas, organizativo, financeiro, de equipamento e outros artistas e grupos culturais locais, promovendo o resgate, a produção e difusão e a proteção da memória artística, cultural, estética e histórica de indivíduos e grupos congêneres, com base na economia criativa, o lazer sociocultural e a identidade cultural. |
Apresentar mostras culturais e empreendedoras de Regência em outros municípios e Estados |
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X |
X |
Estruturar uma mostra de trabalho de artistas (pinturas dos artistas nifs e outros), músicos, produtos de grupos produtivos, artesanato, apresentações de grupos folclóricos e outros; e levar para mostras e exposições em salões de artes, galerias, feiras de negócios, repartições públicas, empresas e outros espaços; para a difusão, marketing e venda. |
Melhorar e ampliar o estúdio de música e adquirir equipamentos de som e vídeos |
X |
X |
x |
Ampliar e adequar às estruturas físicas do estúdio de música existente no museu histórico (acústica, equipamentos de som para ensaios, equipamentos para gravação de CD (ilha de gravação, mixagem, caraterização e prensagem) e instrumentos musicais). Comprar equipamentos de vídeo para gravação e edição de vídeo/filmes (câmeras/filmadoras, equipamento de áudio, iluminação e equipamentos de edição). Tem o objetivo de fomentar a criação artística, principalmente entre os jovens, promover a comunicação comunitária e social, resgate e acervo de memória, e fomentar a economia criativa com a geração de trabalho e renda. |
Estruturar as lagoas para laser |
X |
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X |
Identificar pontos de acesso às lagoas das Cacimbas, Parda e outras, planejar e implantar infraestruturas públicas de acesso para implantação de Unidade de Ecoturismo controlada e sustentável, para atividades esportivas e de lazer como caiaques/canoa havaiana, katsurfe, pesque-solte e outros. Criando assim, nossas opções de lazer em detrimento da interdição do Rio Doce, promovendo o ecoturismo. |
Construir espaços de laser infantil |
X |
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Aproveitar as áreas públicas vagas para construir parquinhos com brinquedos e jogos pedagógicos (dotados de estrutura de segurança) direcionados As crianças por faixa etária com o objetivo de propor novas opções de lazer e entretenimento em face de interdição do rio e da praia. |
Implantar sistema de comunicação com ferramentas de comunicação comunitária |
X |
X |
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Adequação de espaço e compra de equipamentos para implantação de uma rádio comunitária (já testada na comunidade e na escola), uma bicicleta de som (já testada), o jornal comunitário (como tinha na comunidade – O Farol e O Caboclo e ou fanzine na escola), Manutenção do Portal Foz do Rio Doce com TV on line e outros meios de comunicação, com o objetivo de aprimorar e promover a comunicação social comunitária, a transparência, formação, divulgação de dados socioambientais, a promoção da cidadania, divulgação de eventos e arte local, entre outros. |
Construir Extensão e Pesquisa Universitária |
X |
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X |
Construir salas para aulas para cursos de formação superior e técnico (tipo programa UAB) com cursos e ensino superior e técnico a distância (UFES e ou outras faculdades/universidades, Senai, Senac e outros) na área de meio ambiente, tecnologia, turismo e outros; facilitando o acesso dos moradores à faculdade e cursos técnicos – hoje os moradores tem que se deslocar de ônibus até a sede do município, quando conseguem.
Construir um Centro de Pesquisa com laboratórios em áreas de Unidade de Conservação e ou outro local, para fomentar e facilitar pesquisas científicas por universidades/faculdades, trazendo assim, pesquisadores que utilização as pousadas e restaurantes da comunidade, fomentando e implantando assim o turismo científico e pedagógico. |
Capacitar os pescadores para atuarem no apoio às pesquisas e conservação |
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X |
Realizar cursos para pescadores profissionais com o objetivo de que estes possam atuar como monitores/auxiliares na área de pesquisa e conservação do meio ambiente; promovendo a consciência ambiental e oportunidade de trabalho. |
Implantar escola de idiomas |
X |
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X |
Implantar um programa de cursos de idiomas (em espaços físicos existentes) promovendo a capacitação do setor do turismo e outros moradores, ampliando o conhecimento, a comunicação e novas oportunidades. |
Reformar a biblioteca comunitária |
X |
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Reformar a estrutura física existente da Biblioteca Comunitária de Regência (registrada no Sistema Nacional de Bibliotecas) ou construir novo prédio no local; melhorar sua infraestrutura e acervo e promover a inclusão digital. Tem por objetivo oferecer melhor infraestrutura e acomodação aos atuais leitores e atrair outros, promovendo o conhecimento, a educação e cultura. |
Capacitar e desenvolver a permacultura |
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X |
Formatar e difundir técnicas de permacultura junto aos moradores, com novas tecnologias socioambientais e de eco-eficiência, como a captação de água de chuva, fossas ecológicas, tratamento biológico de efluentes, economia de água, utilização de fontes de energia renováveis, tratamento e agregação de valores dos resíduos sólidos, hortas domésticas, construções sustentáveis, entre outras. |
Programa de terapia ocupacional e qualidade de saúde e bem-estar |
x |
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x |
Planejar e realizar um programa de terapia ocupacional com aulas de yoga e outras terapias psicofísicas ocupacionais nos espaços público existentes e a serem criados (áreas verdes, praças, academia ao ar livre, centro ecológico e outros); promovendo a melhoria da qualidade de saúde e bem-estar dos moradores no contato com o ambiente natural. |
Implantação do Museu da Pesca |
x |
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x |
Implantar o Museu da Pesca em espaço da Associação dos Pescadores, anexo ao Museu Histórico, centro ecológico ou outro espaço, com o objetivo de resgatar, preservar e difundir a cultura, valores e história da pesca regional dentro dos aspectos culturais, ambientais, econômicos e sociais. |
EIXO TEMÁTICO/SETOR: PESCA, AGRUCILTURA/AGOECOLOGIA, GRUPOS PRODUTIVOS/ARTESANATO |
MACRO OBJETIVO: |
AÇÃO |
ESTRUTURAÇÃO |
ORGANIZAÇÃO |
FOMENTO/
APOIO |
MEMORIAL DESCRITIVO/objetivo |
Reativar viveiro para a produção de mudas |
X |
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X |
Reativar e implantar o viveiro de mudas nativas e frutíferas no espaço existente (na associação dos pescadores) para produzir mudas para arborização e paisagismo na comunidade, nas áreas rurais, margens de rios e lagoas e a venda do excedente, gerando trabalho e renda. |
Reativar a Horta Comunitária de Regência |
X |
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X |
Reativar a horta comunitária no espaço existente (na associação dos pescadores e a escolar) para produzir hortaliças para a merenda escola (escola e CEIM), posto de saúde, Unidade de Beneficiamento de Pescado, distribuição solidária às famílias carentes e a venda do excedente, gerando trabalho e renda, abastecimento de alimentos frescos e de qualidade e melhoria da alimentação. Parada por falta de apoio, já em reativação. |
Implantar Unidade de Piscicultura |
X |
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X |
Adquirir área, ou fazer parceria, e implantar uma Unidade Produtiva de Piscicultura para fornecer matéria prima para a Unidade de Beneficiamento de Pescado de Regência (ASPER), atendendo a necessidade cultural alimentar, gerando trabalho e renda. |
Implantar Unidade de Apicultura |
X |
|
X |
Adquirir área, ou fazer parceria, e implantar uma Unidade Produtiva de Apicultura (com assistência técnica, planejamento, gestão e mercado) objetivando a geração de trabalho e renda e melhoria ambiental de polinização de plantas. |
Apoiar a criação e a implantação da Unidade de Conservação da Foz do Rio Doce |
X |
X |
X |
Apoiar a criação de Unidade de Conservação de uso sustentável com a anuência/aceitação da proposta de criação em andamento, custeio de novas pesquisas necessárias, desapropriação de áreas necessárias e outras ações que possam efetivar a criação e implantação da área. |
Implantar a Unidade Piloto Agroecológica Integrada e Sustentável, comunitária da Foz do Rio Doce. |
X |
X |
X |
Aquisição de um terreno – preferencialmente próximo a uma lagoa da região, ou outro corpo hídrico, para a implantação de um projeto Agroecológico Integrado e sustentável Piloto (sistema de irrigação, infraestrutura, custeio, assistência técnica, pessoal, implementos agrícolas e outros) - envolvendo principalmente os agricultores ribeirinhos afetados pela lama e outros - com a produção de hortaliças, fruticultura, criação de galinha caipira, e outros alimentos, flores tropicais e alternativas, com a instalação de uma agroindústria para agregar valor a produção. Tem por objetivo, criar um modelo de tecnologia social rural, produzindo alimentos saudáveis para abastecer à comunidade e vender nos municípios vizinhos envolver, envolvendo à escola e outros organismos comunitário; valorizando o saneamento ambiental rural, uso de fonte de energia limpa, irrigação, beneficiamentos dos frutos e alimentos, gerando trabalho e renda com sustentabilidade e qualidade de vida. |
Construir poços artesianos |
X |
X |
X |
Construir poços artesianos, e ou rede de distribuição de água e sistemas de irrigação para abastecimento das famílias ribeirinhas e das Ilhas próximas a Regência, face a perda da potabilidade da água do Rio Doce que abastecia às propriedades. |
Construir sede comunitária na Entre Rios e Areal |
X |
X |
X |
Construir uma sede para a organização comunitária dos moradores ribeirinhos da localidade da Entre Rios, próxima à Regência, e a comunidade do Areal. |
Fornecimento mudas de cacau clonal às propriedades ribeirinhas. |
x |
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x |
Fornecer mudas de cacau clonal, apoio técnico e insumos às propriedades rurais ribeirinhas, com o objetivo de recompor a lavoura cacaueira, melhorando a produtividade e a renda. |
Desenvolver programa de restauração produtiva hortifrutigranjeiro na Entre Rios |
x |
x |
x |
Planejar e implantar um programa produtivo na comunidade ribeirinha de Entre Rios, com o desenvolvimento de hortas suspensas em estufas ou hidropônica, ou recomposição de solo; fruticultura e criação de galinhas caipiras; visando reestabelecer a capacidade produtiva da comunidade, face as perdas das lavouras inundadas pela lama de rejeitos. |
Fornecimento de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. |
x |
x |
x |
Comprar e disponibilizar máquinas, equipamentos e implementos agrícolas para os projetos agrícolas a serem desenvolvidos na comunidade ribeirinha e recomposição de vegetação ciliar, viveiros e outros. |
Montagem da Oficina de Papel Reciclado |
x |
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x |
Reativar a oficina de papel reciclado e a produção de suvenir, em parceria com a escola e ou Projeto Tamar ou outros. |
EIXO TEMÁTICO/SETOR: SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E OUTROS. |
MACRO OBJETIVO: |
AÇÃO |
ESTRUTURAÇÃO |
ORGANIZAÇÃO |
FOMENTO/
APOIO |
MEMORIAL DESCRITIVO/objetivo |
Implantação do saneamento básico e ambiental em Regência e Areal |
X |
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X |
Concluir a construção da rede de coleta e tratamento de esgotamento sanitário e a construção da unidade de capitação de água (de uma lagoa próxima conjugada com poços artesianos) e um ETA (Estação de Tratamento) moderna para resolver o problema de abastecimento face a degradação do Rio Doce. Construir uma Unidade de Capitação e Tratamento de água no Areal e um sistema ecológico de efluentes domésticos. |
Implantar uma unidade de beneficiamento de resíduos sólidos orgânicos. |
X |
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X |
Adquirir área e maquinário (trator, caminhos, forrageira e outros), construir e implantar (contratação de pessoal, suplementos, custeio e outros) uma unidade de tratamento e beneficiamento de resíduos sólidos orgânicos (resíduos de poda, varrição e outros) e outros resíduos possíveis, melhorando a limpeza pública urbana e a qualidade socioambiental, agregando valor e gerando trabalho e renda. |
Comprar kites de caixa d’água |
X |
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Realizar levantamento, cadastro, a aquisição e instalação de kits de caixa d água e cisternas de captação de água de chuva aos moradores que não tem, com o objetivo de melhor distribuição e armazenamento, evitando a falta d`água nas residências. |
Melhoria do sistema de drenagem fluvial e pluvial |
X |
|
X |
Substituir as manilhas subterrâneas de drenagem do brejo da Avenida das Carebas (Rua da Praia) por ponte seca, rústica de dormente e eucalipto; melhorando a drenagem e o paisagismo local. |
Ampliar os PEVs e
criar campanhas socioeducativas para o sistema de coleta seletiva |
X |
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x |
Comprar e instalar mais Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos sólidos recicláveis (lixo seco/recicláveis) em pontos estratégicos da comunidade (locais públicos e outros) e comércios, como existente na escola e no centro ecológico, bem como lixeiras e lixo úmido (não recicláveis) pelas ruas e logradouros, e elaborar uma campanha de educação socioambiental com a escola local, Tamar e prefeitura, sobre a coleta seletiva (coleta diferenciada); com o objetivo de melhorar a limpeza urbana e a qualidade de vida. |
Reformar e melhoria da Unidade de Saúde de Regência e dos serviços oferecidos no local |
X |
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Reformar, modernizar e equipar a Unidade de Saúde de Regência, com médico, enfermeiro diário e psicólogo; Unidade Móvel de Saúde para remoção; farmácia natural (farmacopeia) e terapias naturais/alternativas como acupuntura, massoterapia e outras. |
Reformar o CEIM |
X |
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Reformar, ampliar e equipar o Centro de educação Infantil Municipal. |
Reformar a Escola Estadual |
X |
X |
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Reformar, ampliar e modernizar a escola EEFM Vila Regência, com a possível implantação do projeto do governo “Escola Viva”, com a implantação do ensino médio e salas para ensino à distância. |
Implantar Programa de Energias Renováveis |
X |
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X |
Desenvolver projeto técnico, adquirir e instalar conjunto de sistema de energia solar com painéis fotovoltaicos, com o objetivo de fomentar o uso de energias sustentáveis/limpas e o fornecimento solidário de energia social a baixo custo. |
Revitalização de corpos hídricos como o Rio Doce e o Rio Preto |
x |
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x |
Revitalizar corpos hídricos como o Rio Doce e o Rio Preto, com limpeza e repovoamento de alevinos. |
Plano de manejo de espécies nativas |
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Implantar iluminação baixa nas ruas principais |
X |
X |
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Melhora a qualidade paisagística e visual, e a segurança dos moradores e turistas com iluminação ambientalmente mais adequada. |
Limpar os canais de água |
X |
|
X |
Dragar os canais dos brejos existentes na praia e outros, bem como o Rio Preto com dragagem limpeza de plantas invasoras, recomposição das margens e reestabelecimento da sua capacidade hídrica. |