O site Regência Surf tem um histórico de luta, em defesa e preservação do maior patrimônio do surf capixaba, “AS ONDAS DE REGÊNCIA”, que conquistaram seu reconhecimento e seu valor no mundo do surf, pela sua perfeição e constância, através do boletim diário. Anos de luta e trabalho, sem trégua a nenhum tipo de desenvolvimento e renda que pudesse alterar e prejudicar as maiores qualidades daquilo que todos consideram como a principal riqueza da grande comunidade do surf “a onda perfeita, a onda da vida”, nos boletins de Robson Barros, as ondas de Regência ganharam nome e conquistaram os corações e os sonhos de milhares de surfistas do Brasil e do mundo, apresentando para todos diariamente a “Tubolândia e as Primas de Bali”, sempre mostramos momentos de alegria, a natureza e as belezas de Regência, nunca escondemos os momentos de tristezas e as tragédias que a comunidade já enfrentou... Um ideal de vida, orgulho de compartilhar com a grande comunidade do surf, não só os dias mais perfeitos de Regência, mais também, de trazer surfistas de todas as partes, para movimentar o turismo e a vida das pessoas. Enfrentamos a mineração e um porto que já iria destruir o surf em Regência, antes mesmo da tragédia que contaminou as ondas mais perfeitas do Brasil, e nesse momento diante de nossa maior luta estão tentando nos calar... A qualquer custo, de qualquer forma, atropelando toda a perda e injustiças que o surf de Regência vem sofrendo; não satisfeitos com a destruição e a contaminação de nossas ondas, sufocando os direitos democráticos e da liberdade de expressão, depois de sete anos de existência e muito trabalho, tentam nos amordaçar, nos impedindo de falar e passar as informações, que orientam não só os surfistas, mas aqueles que buscam informação e desejam de verdade que tudo melhore, para que todos voltem a ter segurança no Rio Doce e no mar, premissas básicas para quem busca qualidade de vida junto a natureza preservada regados com muita saúde.
Quem ama não abandona, cuida! Quando cuidar vai de encontro aos interesses individuais, e se coloca como uma grande barreira deixando de lado o respeito e a segurança de moradores locais, dividindo a Comunidade e fragmentando os grupos e entidades, amar muitas vezes passa a ser abandonar, para que a luta pela vida se fortaleça, não de dentro para fora, mais de fora para dentro.
Depois de mais de 120 dias da tragédia que derramou a lama tóxica de rejeitos das barragens de Mariana da mimeradora Samarco, ainda temos o futuro de muitas vidas e da natureza sem resposta e sem nenhum caminho que aponte para uma verdadeira solução, a lama não para de descer das barragens de rejeitos, os riscos de outro rompimento são iminentes a cada chuva que cai em Minas Gerais, a contaminação do litoral do Estado do Espírito Santo é crescente, ficando cada vez mais visível ao olhar da população capixaba, nossas praias interditadas, desde a lama até o esgoto, se misturando pra lá e pra cá, com todos os tipos de poluição que já existiam no mar, de acordo com a perfeita vontade das correntes marinhas, hora limpa, hora suja... Antes que se torne um grave problema para a saúde pública, se juntando aos números do mosquito devastador e colocando em risco as futuras gerações.
Os surfistas capixaba, não estão sofrendo somente com a perda das ondas de Regência, todos assistem com o coração consternado, a interdição de muitas praias do litoral do Espírito Santo, uma por uma, desde o litoral de Linhares, ultrapassando a Pontinha em Itapoã (Bervelly Hills) Vila Velha, a poluição e a podridão despejadas no mar, atropelam a nossa história.
Muitas vezes resistir na luta é ter que sair de sua própria casa e deixar o lugar que se ama para ganhar força e continuar lutando, não vamos nos calar... Festa, capacitação para o turismo, desenvolvimento e renda, não resolvem o problema do surf em Regência, o problema do surf se resolve com onda e com segurança pra surfar, surfistas profissionais, campeões brasileiros e mundiais, não mergulham e surfam por horas na lama, isso condenaria o futuro de um surf campeão mundial, a nova geração do surf mundial tem os melhores surfistas do Brasil como a tempestade Brasileira, que impõe um ritmo único de competição e ditam as novas regras, somos campeões mundias, os capixabas foram campeões brasileiros do Super Surf em 2015, somos surfistas de verdade!
Regência Surf é o site de surf de Regência e é pelo surf que lutamos!
|