Previsão das ondas
13 de novembro de 2015
E agora como vai ficar Regência?
 

Completa hoje 5 dias que apenas 1 escavadeira e 1 trator tentam abrir a foz do Rio Doce do lado sul de Regência, sem conseguir vencer a rapidez com que o mar joga a areia de volta, além disso o nível do mar esta mais alto que o nível do Rio. O trabalho que tem sido realizado pelos órgãos responsáveis não está obtendo nenhum resultado e com o passar do tempo, diminuem  ainda mais as chances de amenizar os prováveis impactos que podem atingir a região. São bilhões de litros de rejeitos que estão descendo pelo Rio Doce, em uma extensão de 50km de lama. Mesmo que grande parte dessa lama fique depositada durante o caminho, há  grande possibilidade de chegar alguma coisa na Foz do Rio onde fica a Vila de Regência, sendo que essa Foz se mantém FECHADA, e a expectativa dos moradores da vila é que as autoridades competentes e responsáveis tomem as providências necessárias para proteger em primeiro lugar os moradores locais, sem falar na obrigação de tentar reduzir os impactos ambientais. Mesmo diante de tantas dúvidas quanto a melhor solução a ser adotada, como a tragédia ainda está acontecendo, existe um consenso em torno de que a vida humana deve ser priorizada.  Caso seja de fato a melhor solução a abertura imediata da Foz do Rio no lado sul de Regência, já existem indícios claros de que a escavadeira não está resolvendo o problema, pois a mesma tem servido de "pazinha de mão" diante de tanta areia que retornar do mar. A utilização de um maquinário mais eficiente, como exemplo a draga, pode ser uma tentativa a ser utilizada de forma emergencial, devido o passar do tempo e diante das providências que estão sendo tomadas não estarem gerando resultados positivos quanto a abertura da Foz do Rio. Existe a extrema necessidade de que os órgãos competentes e os técnicos responsáveis "olhem" para Regência com carinho , atenção e a urgência necessária.
A cidade de Mariana, onde ocorreu a catástrofe, distante cerca de 500 km da Vila de Regência, tem sua maior fonte de renda na mineração (segundo o Prefeito local 80% de sua renda vem das mineradoras), diferentemente de Regência na Foz do Rio Doce, uma pequena Vila, não só de pescadores, mas onde muitas outras pessoas vivem: comerciantes locais, comerciantes que vivem do turismo, moradores que trabalham na prefeitura, no Projeto Tamar, dentre essas, muitas pessoas que investiram seus sonhos na Vila, em suas praias tem uma das mais perfeitas ondas do Brasil. Regência já vem sendo castigada pelo fechamento da Foz do Rio Doce,  com a captação de uma água com má qualidade, onde todos os moradores já estavam lutando para melhorar a qualidade da mesma junto aos órgãos responsáveis, mais a esperança não termina aí, todos sabiam que no final tudo daria certo, o que agora se vive é a incerteza do que virá pela frente.
Em entrevista ao programa Entre Aspas da Globo News, o ex–ministro do meio ambiente, José Carlos Carvalho, disse que existem 700 barragens de rejeitos em Minas Gerais, sendo que 40 delas estão com sua capacidade no limite máximo permitido, além de que a terceira barragem (que não rompeu em Mariana), precisa sofrer manutenção urgente. Ainda com  relação a entrevista do ex- ministro, o mesmo também disse que faltou um plano de contingência da empresa Samarco, pois na verdade em caso de rompimento da Barragem, o local serviria de uma calha, que despejaria todo esse material no Rio Doce, terminando na Foz do Rio com caminho certo para o mar, pela Foz do Rio Doce.
No dia 03 de junho de 2015, o Site Regência Surf anunciou em uma de suas postagens, a morte do Rio Doce com o fechamento de sua Foz em Regência. Agora todas as cidades, vilas e comunidades assistem e algumas ainda aguardam, o cortejo que vem trazendo consigo o rastro de morte que inevitavelmente vamos enterrar, junto com a vida que existia no Rio Doce, "um grande herói que lutou bravamente durante séculos pela vida, construiu a história de nosso país, trouxe desenvolvimento, renda, refrescou nossos dias, alimentou nossas famílias, saciou nossa sede"...com o Rio Doce construímos também nossas casas, fomos produtores de cacau, irrigamos lavouras de coco e mamão, geramos trabalho que alimentou e sustentou muitas famílias, que nos deu a esperança de sonhar e o melhor, poder viver dos nossos sonhos.
Para os surfistas, a maior de todas as recompensas é achar a onda perfeita, “A onda da vida” e isso nós encontramos em Regência, uma onda que surgiu de uma dinâmica perfeita, entre as correntes do mar com a Foz de um grande Rio, que movimenta os bancos de areia, que formam os fundos, que recebem as ondulações, que por uma magia única, esse lugar bate de frente com o vento que sopra de norte e se transforma em terral. Magia ou geografia, pode-se dizer assim: geografia que coloca a pequena Vila de Regência em uma ponta a 60km para dentro do mar e na memória de milhões de surfistas pelo mundo afora e com uma natureza única em constante renovação, frágil, por sofrer com a ação do homem em seu entorno. Quando nos deparamos com uma situação como essa, é que percebemos cada vez mais como estamos vulneráveis, até mesmo aquilo que nos parecia tão distante, por estarmos no meio do nada, cobertos somente pela natureza que nos protege sensíveis ao vento, ao mar e a água, em uma simples vila, até aqui a mão pesada do homem age, de forma cruel e insensível, devastando não só a natureza, mas a ele mesmo.

Site Regência Surf

Aline Goulart

 
Check Regis
Previsão
Notícias
Fotos
Vídeos
Sobre Regência
Pesca em Regência
Surf House
Guia de surf
Contato
Quem somos
Política de Privacidade
Acompanhe o Regência Surf
 
Onde ficar em Regência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fale conosco / Quem somos / Política de Privacidade

Todos os direitos desse site seu conteúdo, imagnes, e designer são reservados ao Regência Surf.com.br

Copyright Regência Surf.com.br