Previsão das ondas

22 de janeiro de 2015

Só pra esclarecer a todos, saiba mais sobre os locais que serão atingidos:

 

 

Depois de colocar aqui em nosso site pra vocês a informação sobre a intensão da  construção de 3 portos do lado norte da Foz do Rio Doce, vamos agora esclarecer a todos um pouquinho, sobre um breve perfil de como são as comunidades que serão destruídas:
Pontal do Ipiranga no ano de 2007 o Programa Saúde da Família tinha cadastrado na região do Pontal cerca de 6000 moradores, é um local planejado e bem  estruturado, preparado para ser o principal balneário do Município de Linhares, com belas praias, natureza em seu entorno, ruas calçadas e largas, pronto atendimento 24h durante todo o verão Pontal, restaurantes, pousadas, Delegacia de polícia, exploração de gás e óleo da Petrobrás... São os  Vizinho de Degredo do lado sul onde poderá  ser construído o Porto da Manabi , e do lado norte tem uma das praias mais famosas do Brasil para naturismo que é Barra Seca seguida de Urussuguara, que já faz parte do Município de São Mateus, com fundos de corais e altas ondas também para a prática do surf com vento sul, é outro lugar onde também se pleiteia a construção de um outro porto; logo depois, na mesma estrada a mais ou menos 20km, temos Barra Nova onde fica a Foz de um Rio, um lugar lindo com uma natureza exuberante e que também rola altas ondas com o vento sul. Já ao norte de Pontal do Ipiranga, temos Degredo que é uma pequena Vila de pescadores e quilombolas, também exuberante pela sua natureza, com o parque das orquídeas em Degredo encontramos espécies raríssimas que só existem ali, além da biodiversidade marinha como tubarões de várias espécies, arraias jamanta e a tartaruga gigante,  e também boas ondas com vento sul e uma ondulação acima de um metro na boia, logo depois pertinho dali temos a Vila de Povoação... Ah que lugar lindo! Quem conhece,  sabe bem do que estamos falando,  Povoação é bem maior do que Regência e muito linda, toda arrumadinha, com mais verde e altas, mais altas ondas mesmo, rolam na praia com o vento sul, uma direita perfeita, onda buraco, pesada e imponente, essa é a onda da praia que fica na Vila de Povoação, porque caminhando a beira rio, lugar que quase ninguém conhece, tem o rio de um lado e o mar do outro, e no meio mata e fazendas, são mais ou menos 12km, e também rola altas ondas, nesse local é onde existem outros projetos de portos direcionados para essa área. Mais galera, veja bem, esse é um pouquinho do Norte Shore Capixaba de que tanto Robson Barros já falava pra vocês, é que pra ver e pegar essas ondas perfeitas tem que acertar a previsão, e cada pico tem sua característica diferente, o que depende de fazer mais ou menos o que já fazemos aqui em Regência, monitorar as ondas de cada local, acreditamos que tem  mais constância do que se imagina.
Agora vamos falar um pouquinho de Regência, terra de HERÓI, HERÓI DO MAR, é o nosso Caboclo Bernardo, ele salvou VIDAS, foram 127 pessoas em um navio da guarda da Princesa Izabel (sabe é aquela Princesa que libertou os ESCRAVOS), então, em 1887, bravo guerreiro e HUMILDE, não aceitou riquezas nem terras, ele só quis um farol (que existe somente a cúpula original até hoje), para salvar mais vidas, pois Regência é uma faixa de terra a 60km pra dentro do mar em relação a capital Vitória, aqui estamos do lado sul da Foz do Rio Doce, onde abriga a desova da Tartaruga gigante, onde temos uma espécie de golfinho raro que só passa por aqui, também é berçário e local de reprodução e de alimentos em abundância, temos um giro submerso localizado a alguns quilômetros da Foz onde gira um verdadeiro self service pra várias espécies marinhas, e esse gira é muito sensível a qualquer tipo de impacto que possam afetar as correntes marinhas estragar o que já está ali a milhões de anos resistindo aos impactos que já vem sofrendo lentamente com a poluição com plataformas e navios que circulam em alto mar, e com os portos que já foram construídos do lado sul do Município de Linhares na Barra do Riacho, para que vocês tenham uma ideia agora nesse momento além de alimentos correm também muito lixo, como sapatos, garrafas peti, televisões, geladeiras... lixo que vem trazido pelo Rio Doce, Ah Rio Doce!!! Um Rio histórico, um dos maiores do Brasil, quando os portugueses costeavam nossas praias eles viram uma mancha marrom de água doce a 3km da costa e deu o nome de Rio Doce, cheio de índios, bravos e guerreiros os Botocudos, canibais, defensores de suas terras, não trocaram suas terras por espelhos e lembranças, eles  foram dizimados, de São Mateus até aqui, só sobraram alguns descendentes e caboclos nativos de Regência, vila de pescadores, homens do mar, e agora de surfistas, surfistas nativos, homens do mar.
Vamos voltar ao Rio Doce, Linhares é a terra das águas, o Município com maior capacidade de recursos hídricos do Estado, Já muito castigado pela seca, pelo assoreamento, pela poluição, pelos desvios que só retiram e represam mais ainda suas águas.
E agora se pararmos para pensar que, com a escassez de água e a falta de chuvas, como podemos acreditar, que tamanha destruição de toda essa natureza de que falei pra vocês, poderá  gerar o verdadeiro desenvolvimento para o nosso país? Será que caminho que devemos seguir não seria em prol do desenvolvimento d o ser humano e da preservação da vida? Será que a verdadeira espécie que estamos condenando a extinção somos nós mesmos seres humanos? Até aonde irá a nossa   capacidade de adaptação sem a natureza pra nos proteger? Pois,  já falou em entrevista na semana passada um grande médico alergista do ES Dr José Perini, disse que segunda a OMS, ” saúde não é ausência de doença mais sim qualidade de vida.”
“E a comunidade do surf vive e luta pela sua qualidade de vida, pois precisamos de natureza para encontrarmos o nosso bem mais precioso que são as ondas. No site Waves  tem uma reportagem do dia 15/01/15, muito interessante, é sobre o Australiano ex campeão mundial de surf o Wayne “Rabbit” Bartholomew que está  lutando para transformar a praia de Gold Coast em uma reserva Mundial de Surf que tem o objetivo de preservar 100% desse tesouro, para que ele não sofra nenhum tipo de impacto ambiental que possa afetar a natureza e estragar o nosso maior tesouro  ”AS ONDAS “ . E o que deixaremos de fato para as futuras gerações, como queremos  ser lembrados no futuro, como  aqueles que preservaram, ou  como aqueles que destruíram o ultimo paraíso capixaba.”   Robson Barros.

Por: Aline Goulart

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Check Regis
Previsão
Notícias
Fotos
Vídeos
Sobre Regência
Pesca em Regência
Surf House
Guia de surf
Contato
Quem somos
Política de Privacidade
Acompanhe o Regência Surf
 
Onde ficar em Regência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fale conosco / Quem somos / Política de Privacidade

Todos os direitos desse site seu conteúdo, imagnes, e designer são reservados ao Regência Surf.com.br

Copyright Regência Surf.com.br